Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

venceremos



Quarta-feira, 30.10.13

ARISTOTES

      Aristotes: filosofo grego ( 384 - 322 a.c. )

 

 

      Filho do medico da casa real, Aristotes, frequentemente chamado por " o Stagirité ", deixou a Macedonia por Atenas, onde se junta à Academia ( na qual estuda ), ocupando o lugar de pesquisador.

 

      Sentindo-se magoado pela campanha nepotista que demoliu Platão, partiu para Assos, na Asia Menor, a fim de criar um centro prometedor de pesquisa, no circulo do seu amigo Hermias que era governador de Arteneia.

 

      Na quarentena, compõe o dialogo sobre a filosofia ( " A Carta de Assos ) que servira a varias gerações como fonte de inspiração sobre o projecto aristoticineo.

 

      Assos conquistada pelos Persas e Hermias preso e crucificado, Aristotes compõe ( em sua memoria ) " Ode à Virtude ".

 

      Apos uma breve estadia em Lesbos ( na propriedade de Téofrastes ), o refugiado aceita o convite de Filipe II, da Macedonia, entrando na Côrte de Pella como protector de Alexandre que tinha apenas 13 anos. Quando Alexandre reina, Aristotes parte para Atenas, fundando o Liceu no qual ensina, enquanto passeia -- o que dà origem ao noma de " Escola Peripatéciana ". Abordando varias materias nos seus estudos, conclui uma vintena de obras.

 

      O brutal anuncio do fim de Alexandre ( com 33 anos ) mostra a Aristotes que muitas invejas e odios se ligam contra ele. Abandona Atenas, dizendo que " poupa aos atenienses a vergonha de se atacarem à Filosofia ".

 

      As grandes obras de Aristotes foram escondidas na cave dos Condutores de Pergamo. Descobertas, por acaso, serão publicadas por Andronicus de Rodes, na Roma de Cicero; re-descobertas pelos Arabes, durante a Idade Media, e ocultas pelos Cristãos até muito mais tarde.

 

As vossas opiniões e e-mails para:

 

1) pablonodrade@sapo.pt

 

2) filosofia.xauteriana@live.fr

Autoria e outros dados (tags, etc)

por filosofia-xauteriana às 01:07



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031