Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

venceremos



Quarta-feira, 15.01.14

Vejamos: sobre A PESQUISA

link -- http://filosofia-xauteriana.blogs.sapo.pt

 

No Facebook encontra-nos em União Dospovos.

 

Nossos comentarios no Expresso ( de Lisboa ) têm a assinatura: MUNDO-NOVO.

 

Envie seus e-mails para:

 

1) pablonodrade@sapo.pt

 

2) filosofia.xauteriana@live.fr

 

3) pablonodrade@gmail.com

 

                              ------------------- // -------------------

 

      A pesquisa, pela analise e sintese, permite a exposição de conjunto, conquistando pela reflexão uma autentica ideia espelhada do movimento total.

 

      A ideia dum metodo impessoal ( formalmente determinada, não necessitando de mais do que ser aplicada automaticamente, enquanto receita para pensar ) nada tem em comum com o Marxismo. Para Marx, a reflexão não se impõe do exterior, em nome duma metodologia absoluta, dum tratamento dialectico numa " formula " dada. Eis a enorme diferença entre o metodo de Marx e o de Hegel -- mesmo notando que Marx se serve, aqui, da inspiração hegeliana, reavivando-a contra o seu sistema. Para Marx, é sobretudo necessario evitar-se esta reflexão exterior ao objecto -- que se estabelece entre as realidades constituintes num todo organico de relações superficiais.

 

      A pesquisa não pode descobrir um movimento dialectico no futuro da sua << materia >> senão se este se encontra jà là, e na medida em que ele là se encontra jà. Embora estando jà na propria medida onde esta << materia >> se transforma, porque futuro implica a negação da existencia.

 

      O conhecimento aproveita as formas e as estruturas << no curso do movimento e, consequentemente, pelo seu lado efemero >>. Não destaca as formas da formação, nem as estruturas do futuro. Portanto é, na essencia, tanto critica como revolucionaria, como dialectica.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por filosofia-xauteriana às 16:22



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031